domingo, 12 de fevereiro de 2012

A nova cozinha espanhola


A nova cozinha espanhola vem com uma proposta totalmente inovadora referente a forma de execução e apresentação de suas já tão famosas receitas culinárias.
A proposta mantém todo o requinte e o glamour de suas preparações,mantendo todos os ingredientes tradicionais.
O que muda na realidade é forma e o método de preparação dos ingredientes.
Por sua vez, um método de cocção utilizado em um determinado alimento pode auterar suas propriedade físicas e organolépticas.
O que a nova cozinha espanhola tem a nos oferecer,pode mudar e muito nossos hábitos e conceitos alimentares,mas o que todos se perguntam, é até onde essa inovação pode ir ou não.
A nova cozinha espanhola vem com  força total na área de desconstrução de pratos,mas o quê seria tal desconstrução?
Será que essa inovação vem realmente para ficar?
No momento a gastronomia se divide ao meio,há os que são favoráveis a essa nova arte dentro da cozinha e os que não gostam muito da idéia.
Os franceses tradicionalíssimos defendem com afínco a sua posição contrária à desconstrução dos pratos e garantem que as receitas perdem seu sabor tradicional.
Já os espanhóis garantem que o sabor é realmente o mesmo,e que independentemente do método de cocção os sabores reais continuam preservados.
Na realidade além de  alimentos muito mais saudáveis também temos percas minímas no valor nutritivo dos alimentos.
também é notório que os alimentos não perdem tanto sabor,o que nos permite saborear alimentos muito mais saborosos e aromáticos.
De fato a desconstrução brinca e muito com nossas sensações,pois podemos experimentar vários tipos de alimentos com formato e textura completamente diferentes,que fogem ao nosso imaginário.
Nossas sensações mudam completamente quando os alimentos confundem nosso olfato e nosso paladar ,tudo é muito lúdico porém se torna diferente a cada prato,e esse é o diferencial da nova cozinha espanhola.
Com essa nova tendência gastronômica você pode brincar de construir descontruindo,o que para muitos pode ser fácil tão quanto difícil.
O que muitos chefes já chamam de nova cozinha cubista espanhola,comparando a nova obra prima da gastronomia espanhola ao movimento artístico que surgiu no século xx.
Então será  Ferran Adrià o nosso Pablo Picasso dos tempos modernos gastronômicos?
O catalão,chef  e dono do restaurante El Bulli, localizado na região de Costa Brava é conhecido como o chef desconstrutivista.
É atualmente o mais falado e mais renomado conhecedor da arte de desconstruir,autor de três livros ele diz que os chefs devem conhecer química e física e prestigiar a natureza.




Por: Jefferson Herrero

Nenhum comentário:

Postar um comentário